terça-feira, 4 de setembro de 2012

A Crônica do Jornalismo Doido


A Crônica do Jornalismo Doido




A vaca é um animal herbívoro. Aliás, sempre foi. Recentemente com o objetivo de acelerar a engorda dos animais, para corte e venda, a vaca foi alimentada com ração animal. O resultado foi desastroso. A vaca apresentou sinais, inequívocos, de insanidade, comprometendo o corte e os lucros dos grandes fazendeiros. Aversão  amplamente divulgada na imprensa foi a de que se tratava, apenas, de uma doença da vaca, a doença da vaca louca.

O jornal o globo , de hoje, apresenta em primeira página uma chamada de matéria onde afirma, com respaldo da ciência,  que produtos orgânicos são nocivos a saúde humana. O globo nada fala sobre os produtos alimentícios, ou ditos alimentícios, cujos fabricantes financiam sua programação e são paupérrimos em nutrientes, sendo inclusive considerados como os vilões no crescimento da epidemia de obesidade no mundo. Já os saudáveis orgânicos....

A criação em grande escala de aves, em ambientes confinados, pouco ventilados e extramente insalubres, para as aves,  contribuiu para a disseminação de formas de virus, como o virus da gripe aviária que atingiu os humanos. A abordagem sobre o fato na grande imprensa referia-se a existência da gripe, com um noticiário carregado de pânico, onde a origem do problema, no caso o vírus, seria a criação de aves por pequenos agricultores que não teriam o cuidado necessário nos aspectos de higiene.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em uma tentativa de reverter o quadro de derrota que começa a ser pintado para seu partido nas eleições municipais de outubro, ou ainda motivado por fantasias intelectuais, ou ainda inconformado com os índices de aprovação estratosférica do também ex-presidente Lula, ou ainda sofrendo alucinações por conta de uma suposta degeneração neuronal produziu um texto, com ampla divulgação na grande imprensa, onde afirma que o legado de Lula teria sido desastroso, quando a realidade mostra o oposto. A grande imprensa não fez nenhuma análise crítica sobre o texto, reproduzindo-o como verdade incontestável.

Diariamente, ou ainda semanalmente, são apresentadas pesquisas sobre as intenções de votos  para a presidência da Venezuela. As diferentes pesquisas podem ser encontradas e analisadas em portais de notícia da internete. As pesquisas tem apontado uma vantagem de algo em torno de 20 pontos percentuais para o candidato , e atual presidente daquele país, Hugo Chavez. A grande imprensa ignora a existência das pesquisas e nada divulga. Porém, recentemente, surgiu uma pesquisa, não se sabe de onde, que apontava um empate técnico entre os dois candidatos e que foi amplamente divulgada pela grande imprensa, com espaço, inclusive, para análises políticas conduzidas pelos briosos e competentes especialistas no assunto.

Recentemente a região serrana do estado do Rio de janeiro sofreu uma tragédia de dimensões nunca registradas. As chuvas que caíram na região produziram algo em torno de 2000 mortos. A maioria das vítimas, como sempre ocorre em tragédias envolvendo deslizamentos de terra e inundações, foi de pessoas pobres.  A abordagem predominante na grande imprensa atribuiu,  sutilmente, a culpa das mortes às pessoas que "escolhem" locais perigosos e proibidos , para levantar suas casas.

A maioria das pessoas dos grandes centros urbanos que utilizam o transporte coletivo  como meio de transporte para o trabalho, perdem, ou passam, ou sofrem, em torno de quatro horas por dia em ônibus, trens e metrôs. Acrescente-se a aventura a lotação esgotada e o desconforto causado para a população. Como meio ecológico e prático, o uso de bicicletas vem ganhando mais e mais adeptos, mesmo sem faixas exclusivas para os ciclistas. Com isso aumenta o número de acidentes de trânsito com ciclistas, aumentando as estatísticas de vítimas fatais. Na grande imprensa a abordagem do assunto, por vezes passa por culpar o ciclista que se expõe a um trânsito violento. Ainda com respeito ao tempo perdido nos desconfortáveis transportes coletivos, a imprensa, quase sempre, apresenta como alternativa o uso do automóvel, para aqueles que podem, pois mesmo com o trânsito lento o carro proporciona algum conforto.

O consumo de refrigerantes, como é de conhecimento de todos, quando se transforma em prática diária, ou quase diária, tem um efeito devastador na saúde humana, principalmente para as crianças ainda em fase de formação.  Contribui para a incidência de cáries dentárias e obesidade além de serem pobres em nutrientes. Com o crescimento de uma abordagem positiva no tocante a saúde, principalmente no tocante a nutrição, cresce o número de pessoas que procuram produtos naturais e orgânicos. Assim, o consumo de frutas e polpas de frutas está em expansão. Um exemplo notável tem sido o consumo de açaí, fruta do norte do país riquíssima em nutrientes e extremamente saudável. Para minimizar o movimento, setores da indústria alimentícia plantaram na imprensa  a mentira que os produtos naturais e orgânicos, como o açaí,  não tem os devidos cuidados de manuseio e higiene o que poderia causar doenças fatais. A grande imprensa, como sempre, apenas reproduz sem nenhuma análise crítica ou o contraditório.

Na semana que passou a grande imprensa fez um enorme estardalhaço sobre o "fenômeno " da lua azul. Comentaristas abordaram o assunto, com direito a toda sorte de ilustrações gráficas e comentários científicos, alertando a população para o fato de que o "fenômeno "somente se repetiria em 2015. Vale ressaltar que a lua azul significa a  existência de duas luas cheias em um mesmo mês, sem que lua modifique sua cor ou coisa aparecida, O fato acontece porque os meses do calendário vigente tem trinta dias e, assim sendo, em alguns meses podem ocorrer duas luas cheias. Se o calendário fosse lunar, ou seja meses com vinte e oito dias, como o calendário dos Maias, jamais teriam duas luas cheias em um mesmo mês. Assim sendo a lua azul é algo, na prática, que acontece todos os meses quando a lua fica cheia, não necessitando correr para janela, como pediu a imprensa, para ver o "fenômeno" pois somente aconteceria novamente em 2015. A lua cheia pode , e deve, ser vista todos os meses.

O mundo está nas portas de um recessão econômica, por conta de um modelo, o neoliberalismo, que agoniza mas ao mesmo tempo leva a exclusão social e a destruição de sociedades e também do ambiente natural. Sequestrados por interesses que apenas privilegiam uma minoria endinheirada, a humanidade , como nos tempos da idade média,  é escravizada pelo poder dominante. Na grande imprensa nenhuma análise crítica sobre o assunto  que pudesse trazer a tona um debate sobre novas formas de produção , distribuição e consumo de bens, assim como alternativas locais e regionais tendo em vista as especificidades e potencialidades das regiões. A imprensa prefere repetir o discurso da minoria endinheirada.

Na cidade do Rio de Janeiro tampas de galerias subterrâneas de energia voam pelos ares com uma frequência assustadora. Pessoas já morreram e muitas outras ficaram gravemente feridas por conta dessa nova  e diabólica modalidade de terrorismo capitalista. As instalações  subterrâneas sofrem com a falta de manutenção adequada, que para as empresas capitalistas operadoras não é investimento mas custo desnecessário,  e com isso espalham o terror pelas principais ruas do centro e da zona sul da cidade, não significando que ruas das zonas norte e oeste estejam livres do terror.  A abordagem sobre o inusitado fenômeno artificial, pela grande imprensa, resume-se em apresentar imagens de ruas em chamas e reproduzir um comunicado burocrático e formal emitido pelas operadoras dos serviços de distribuição de energia elétrica. Contudo, a grande incidência de explosões levou a grande mídia a poupar os governos responsáveis ( não são do PT ) e as empresas operadoras introduzindo no noticiário um "alerta" para que a população prestasse mais atenção por onde anda e põe os pés, evitando pisar nas tampas do terror.

Nenhum comentário:

Postar um comentário