segunda-feira, 30 de julho de 2012

Mensalão, Reco-reco e Brasiiiiiil

Rio de Janeiro - 15    Mensalão, Reco-reco e Brasiiiiiiiil







Política

O julgamento do chamado mensalão, que começa em agosto, foi o carro abre-alas, com direito a todo tipo de alegoria, das revistas semanais. Com exceção de Carta Capital, que trouxe um supremo envolvido em travessuras financeiras - assunto ignorado pela comissão de frente midiática golpista - as baterias do partido político da imprensa  tocaram em unísssono pelo grande julgamento, o maior do śeculo. Nas capas os artesãos das imagens  não pouparam esforços para que as cores tivessem excelentes definições, os personagens apresentados retratassem as figuras  de uma história sinistra e as expressões cuidadosamente desenhadas dessem ao leitor uma exata , porém falsa, compreensão do enredo. O trabalho foi cuidadosamente elaborado ao longo de anos nos barracões, ou quem sabe porões , da grande imprensa golpista e, o período compreendido entre a semana que se inicia e meados do mês de setembro, a grande  e golpista imprensa desfilará toda a sua sorte, ou quem sabe a sua sobrevivência, na preservação de seu ideário e de sua manutenção no grupo fantasioso do conservadorismo.


Samba

Apesar do silêncio na grande mídia, o mundo do carnaval, um setor da economia que movimenta anualmente milhões de reais com geração de empregos , capacitação de profissionais, turismo, produção artística, etc... movimenta-se na reorganização de suas estruturas político - administrativas visando os desfiles das escolas de samba dos diferentes grupos. Novas associações foram criadas e fundidas com o objetivo de dar mais visibilidade , na arena maior, do carnaval carioca. A contratação de novos profissionais assim como a aquisição de equipamentos aquece o setor nesse período de organização e planejamento para a elaboração do carnaval .Um grande movimento acontece na colocação de novas rainhas para as baterias das escolas, um posto onde a escolha, na maioria das vezes, segue motivações políticas ou financeiras. Um bom exemplo foi a demissão da rainha da bateria da escola Grande Rio. Mulher de um diretor da emissora detentora dos direitos de transmissão do desfile das escolas, foi duramente criticada por seu perfil anoréxico, incompatível plasticamente para o posto. Insatisfeitos com a repercussão, a tv globo, através do programa fantástico de ontem, apresentou matéria com o intuito de sedimentar na opinião pública que os recursos governamentais destinados ao carnaval são desviados para outros fins, tentando, dessa maneira, aprisionar as escolas de samba com favores de endinheirados para fazer valer suas esquisitices. Vale lembrar que escolas com dificuldades financeiras acabam aceitando propostas para "homenagear" determinadas pessoas, a maioria sem nenhuma relevância para ser enredo,  em troca de um pagamento para fazer o carnaval. Outro aspecto que deve ser discutido amplamente diz respeito aos direitos de transmissão dos desfiles. A percepção da maioria das pessoas do meio, é de que se faz necessário  que outra, ou outras emissoras de tv, também possam transmitir os desfiles. O padrão global, assim chamado pela tv globo para suas transmissões e produções, não reflete a realidade dos desfiles. Deseja-se o padrão real.


Esporte

Na semana  que passou teve  início os jogos olímpicos de Londres, vulgarmente chamado de olimpíadas. A bem da verdade não existe mais nada de olímpico nos jogos. Atletas em busca de visibilidade e independência financeira, grandes interesses comercias envolvendo os jogos e muita sujeira na briga por melhores índices de audiência nas tvs brasileiras. A rede Record, detentora dos direitos de transmissão disponibiliza , em tv aberta, uma grande variedade  de competições independente da participação de atletas brasileiros. Isso já é positivo, já que em eventos da tv globo, somente as competições com atletas brasileiros ganhavam destaque na tv aberta, tudo , claro, com a dose imbecil, infantilizante e idiota de torcida pelo Brasiiiiiiiiil. A cobertura da imprensa, tanto no rádio, impressos e tv, procura desmotivar o ouvinte, leitor e telespectador, respectivamente, de maneira a afastá-lo das telas da Record. Comentários do tipo; " caro ouvinte, hoje o Brasil não tem mais  chance de subir em pódio" isso as 11 horas da manhã. ou ainda; " o primeiro dia do Brasil nas olimpíadas foi excelente, já hoje, o segundo dia , está uma coisa horrorosa. Lá vem o Brasil descendo a ladeira " ou ainda. " na ginástica só se vê tombo do Brasil ". Outro: " o futebol apresentado pelas seleções é muito fraco. Dessa maneira até a equipe do Brasil, que não  tem esquema e joga toda improvisada, pode ganhar a medalha de ouro " O sofrimento : " a dupla de volei de praia do Brasil sofreu para ganhar a partida " E a que perdeu,sofreu menos, ficou feliz  ? . Tudo isso, claro, em função de uma briga por audiência, independentemente do que acontece nos jogos. A cobertura da Record vai bem, até agora, e os comentaristas, com raras exceções, sabem o que falam.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário