quarta-feira, 18 de julho de 2012

Magias e Ossadas


Magias e Ossadas



A semana começou com a repercussão da entrevista de Rosane Collor, primeira dama no governo Collor. Alardeada como a revelação bombástica, que poderia mudar até mesmo os rumos da ciência ou a mesmo a órbita terrestre, a entrevista foi mais um factóide produzido pela tv globo para , dentre outros objetivos, aumentar a audiência de um programa medíocre que agoniza. Está em jogo, também, uma possível intimidação ao ex-presidente Collor que como membro da CPI de Carlos Cachoeira, vem dando sinais claros que deseja a participação da imprensa, no caso por enquanto somente e revista veja, nos depoimentos da CPI. Como é de conhecimento público, mesmo que ocultado pela grande imprensa, a imprensa é parte da quadrilha de Cachoeira o que também pode revelar sua participação , agora com provas, na tentativa de deposição de Lula por ocasião do suposto esquema do mensalão. Para isso a tv globo não mediu esforços e acabou produzindo uma palhaçada do outro mundo, sem conteúdo, com direito a citações sobre magia negra e disparos  de preconceitos racistas e religiosos. Seria de bom tom que a tv globo apresentasse ao seu delirante público um programa sobre magia branca, já, que para a tv dos marinhos, a negra existe. Esse tipo de reportagem é um atentado a qualquer prática de um jornalismo sadio, pois nutre a ignorância, o preconceito e ainda, agride religiões de afro descedentes. Se não bastasse a idiotice de domingo na tv, um jornal dos marinhos, que atende pelo nome de extra, ainda comparou  Rosane Collor com Carminha, uma personagem de novela atual. Tudo isso em primeira  página, com letras generosas. Não é estranho, pois, que com uma frequência maior, o assunto da decadência da grande imprensa ocupe os principais portais, blogues e sites da internete. A sensação que se tem, isso para os cidadãos mais atentos, é de que a grande imprensa vive momentos  de  rejeição da realidade, não apenas no contexto nacional como no regional. Contrariada com sucessivas derrotas em seu projeto político-ideológico-econômico e, ainda com a proximidade das eleições municipais que podem aliviar sua agonia, a imprensa mergulha, mais uma vez, na lama do preconceito e da ignorância, assim como o fez no ano de 2010 por ocasião das eleições para presidência da república.

Um outro assunto, que não foi muito notado mas causou um grande barulho e incomodou muita genta da tv globo, foi a demissão sumária da apresentadora da tv globo, Ana Furtado, do cargo de rainha de bateria da escola de samba Grande Rio. A rainha demitida já vinha sendo  alvo de muitas críticas por parte da imprensa especializada no mundo do samba e das escolas de samba. Apontada como tendo um perfil inadequado para o cargo, por conta até  mesmo da exposição de seus ossos, a apresentadora global foi duramente criticada por ocasião do último desfile das escolas de samba. Ossadas e curvas generosas a parte, a questão deve ser avaliada com mais profundidade. Certamente para ocupar o cargo de rainha de bateria, algumas pessoas endinheiradas não se furtam em pagar às escolas de samba para ocupar postos de destaque durante os desfiles, que é bom lembrar são transmitidos pela tv globo que também influencia na escolha dos enredos de algumas escolas. A escolas de samba, em sua maioria, tem dificuldades em angariar recursos e patrocinadores para cobrir os custos , cada vez mais elevados, de manutenção de uma estrutura ao longo de todo o ano. Assim sendo acabam se rendendo as migalhas oferecidas por celebridades, que , em alguns casos, já pagaram às escolas para serem homenageadas como enredos. A situação piora, pois a tv globo, detentora das direitos de transmissão, impede que as escolas de samba tenham patrocinadores e que possam ostentar as marcas desses patrocinadores nos equipamentos , adereços, alegorias e roupas dos integrantes, assim como ocorre no futebol, nas corridas de automóvel, etc.. A tv globo alega, que tais marcas iriam prejudicar seus anunciantes. E no futebol e na fórmula um, elas prejudicam ? Se as escolas fossem liberadas para ter patrocinadores, por ex, patrocinador de bateria, da ala de baianas, etc, teriam mais recursos e não necessitariam de abrir espaço para algumas pessoas que tem apenas o objetivo de aparecer numa festa em que elas não tem a menor identidade e, como é de conhecimento,ainda rejeitam a cultura popular. Com patrocinadores as escolas ganharão mais fôlego, tenderão a se distanciar do dinheiro sujo, e consolidarão com mais força a cultura popular. Isso interessa a colonizadora globo ?



Nossa imprensa esportiva...

Vem aí as olimpíadas de Londres. Não vai faltar assunto sobre a nossa alegre, empolgada e animada imprensa esportiva. No futebol, Galvão não vai narrar nenhum jogo, o que já é um alívio para o telespectador. A seleção de futebol promete e tem tudo para conseguir a tão sonhada medalha olímpica e justo na edição que a globo fica de fora. A ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário