sexta-feira, 15 de junho de 2012

A Onça Parda



Notícias da Semana



Uma onça parda, sim elas ainda existem, foi atropelada em uma rodovia do estado de SP. A onça, ou melhor a foto dela, permanece já pelo terceiro dia como notícia em um portal da internete.
Uma atriz da tv globo foi notícia ao apresentar uma foto de um dos pés, de seu filho que acabara de nascer.. O pé também foi notícia, e em foto ampliada.
Também é notícia a declaração, com direito a foto da declarante, que o beijo do Neymar, aquele melhor que o Messi segundo a globo, é muito bom.
O novo carrão do jogador Fred é notícia de primeira página.
É notícia, já pelo segundo dia, que um fã beijou as pernas da mulher melão.
Uma declaração bombástica do comandante em chefe do jornal nacional para ingênuos,da tv globo, em foto onde aparece vestido com uma camisa ( com patrocinador e tudo) do São Paulo F.C., revela sua preferência por uma novela, da emissora onde trabalha,claro, que o tem deixado perplexo.
O corpo ,tratado como um corpão pelo jornal, de uma participante do reality show da emissora do reino de Deus, é notícia em primeira página.
Também é notícia, com grande destaque nos jornais, a declaração da apresentadora  do programa Bem Estar, matinal da tv globo em crise de identidade e assombrado pela concorrência  interna que se avizinha, que deseja ser a nova apresentadora do Fantástico.
É notícia a antipatia do povo da cidade  de São Paulo pela apresentadora  do jornal Hoje da tv globo.
O craque Neto foi notícia, ontem, no jornal da Bandeirantes,emissora onde trabalha,  por ter dito que o Palmeiras, que jogava contra o Grêmio, poderia fazer um gol no contra ataque , caso não levasse um primeiro. Foi tratado pelo jornal como visionário e brilhante.
Uma caixa de isopor, contendo fragmentos de crânio, deixada em um avenida movimentada do Rio de Janeiro, certamente por estudantes de medicina, foi notícia nos telejornais locais com direito a grande destaque.
A Rio +20 tem sido notícia nos principais telejornais  e jornais da grande imprensa como sendo o momento de educar as criancinhas do Brasil na questão ambiental.
Em clima de Rio+20 a grande imprensa faz o jogo da torcida. O jornal o globo, de ontem trouxe em primeira página foto onde aparecem uma plataforma da Petrobrás e um navio ecológio do Greenpeace, com os seguintes dizeres: O verde e o fóssil.
Foi notícia de grande destaque, ontem, em emissora de rádio do Rio de Janeiro,a descoberta feita por uma professora de um revólver dentro da mochila de um menino de  2 anos.
O ônibus de transporte coletivo que subiu na calçada, atropelou e matou diversas pessoas no Rio de janeiro é notícia principal já por três dias na maioria dos jornais da cidade. Jornais que pedem o nome do motorista, talvez para "julgamento" e linchamento, mas se esquecem que esses fatos são corriqueiros assim como não mergulham na análise dos problemas da mobilidade urbana.
É notícia, apenas em um jornal da internete, a cruzada da prefeitura da cidade de São Paulo para fechar centros de cultura na cidade.
Os protestos por instalação de uma comissão da verdade na Universidade de São Paulo, não são notícia na grande mídia.
O jornal local da bandeirantes , do Rio de Janeiro, continua noticinado, quase que diariamente, o número de mortos pela dengue na cidade do Rio de Janeiro.
A CPI para investigar a privataria tucana, já aprovada no congresso nacional mas ainda não instalada, é ignorada pela grande imprensa.
O conflito na Síria é tratado na grande imprensa como obra de um genocida ditador que deseja permanecer no poder. Nada se diz, nada se escreve, que por trás dos conflitos está a  máquina de guerra da OTAN, fomentando rebeliões na tentativa de pavimentar o terreno para uma possível invasão.
A notícia sobre a cura do cancer de Lula, ou não apareceu na grande imprensa ou apareceu como se o presidente tivesse sido internado mais uma vez para tratar da doença.
Os ministros e funcionários do governo Dilma, demitidos por conta de denúncias falsas produzidas pela imprensa e a quadrilha cachoeira, foram considerados inocentes. A grande imprensa , para demití-los e atacar o governo Dilma, fez enorme estardalhaço, mantendo o assunto em notícia diariamente. Agora, comprovada a inocência da maioria, a imprensa apenas publica uma nota sobre o assunto, isso quando publica.
A grande imprensa aderiu , por conta da Rio +20, a defesa da chamada Economia Verde, sem explicar para seus ingênuos leitores o que isso significa, ou seja, a economia atual maquiada em verde.
Com exceção do site Observatório da Imprensa, nenhum veículo ou jornalista da grande imprensa se interessou em investigar e aprofundar nas denúncias contidas no livro Memória de Uma Guerra Suja.
Um ativista moçambicano foi impedido de entrar no Brasil para participar da Rio +20.  Ele iria participar de um painel onde apresentaria evidências sobre os crimes cometidos pela Cia Vale do Rio Doce, em Moçambique. O jornal Brasil de Fato deu destaque em primeira página.
Alguns portais na internete, da grande imprensa, dão destaque para a abertura de novas vagas de trabalho, como atendente, na rede de lanchonetes mc'donald's.  Na imprensa alternativa, a mesma rede é notícia por pagar aos funcionários salários inferiores ao salário mínimo, caracterizando como trabalho escravo.
O slogan da campanha pela regulamentação da imprensa " REGULAMENTA, DIlMA foi ignorado pela grande imprensa.
A maioria das mortes de soldados americanos no Afeganistão aconteceu por suicídio. A notícia teve destaque somente na imprensa alternativa.
Com tantos assuntos na pauta a grande imprensa nada informa. Envolvida na quadrilha de cachoeira, citada como colaboradora de uma guerra suja, defensora do ideário e do partido que resultou na privataria tucana, avessa a avanços na questão ambiental, obcecada em blindar toda tentativa de discussão de regulamentação dos meios de comunicação, o momento é realmente, desconfortável para a imprensa. Melhor é noticiar foto de um pézinho.



Nossa imprensa esportiva...



Nossa alegre, empolgada e animada imprensa esportiva vive dias de grande ansiedade. A proximidade dos jogos olímpicos e o acontecimento da Eurocopa, mobilizam nossos intrépidos jornalistas para que o público tenha todas as informações possíveis , e até mesmo impossíveis, sobre tudo que acontece nas competições. Com uma agenda lotada de eventos não faltam análises e comentários em profundidade. Na cobertura da Eurocopa, o narrador e o comentarista, apresentaram para os telespectadores os países vencedores da competição desde a primeira edição em 1960, vencida pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - URSS. Com a Rússia participando da edição atual, tanto o comentarista como o narrador afirmaram que a Russia foi a campeã de 1960. Entretanto não atribuiram a Ucrania, também participante desta edição o título de 1960.

Nenhum comentário:

Postar um comentário