segunda-feira, 5 de março de 2012

Ciclistas

Mais cilcistas foram atropelados e morreram nos últimos dias. Em São Paulo, Brasília e  no estado do Pará. O caso de São Paulo revela os perigos de um ciclista dividir as vias públicas com veículos automotores. Em uma cidade que se julga a locomotiva do país, o atraso salta aos olhos. Com um trânsito caótico e lento, que despeja no ar, diariamente, toneladas de material poluente, a cidade tem apenas 49 km de  vias exclusivas para os ciclistas ( a Holanda tem 29 mil km). Um transporte coletivo de péssima qualidade, sem conforto e caro. O que resta para o alienado cidadão paulistano ? O automóvel, pois o rico, inclusive executivos de montadoras de automóveis, usam  helicópteros. Entretanto nada disso acontece apenas por  incompetência de seus governantes. Com um forte e poderoso lobby das montadores de automóveis, lobby que também adocica os governantes, as cidades, e no caso São Paulo, não dão a devida atenção as necessidades das pessoas, precarizando toda forma de transporte para favorecer as montadoras. Assim,  os transportes coletivos de massa, trens, metrô e ônibus são, propositalmente, de péssima qualidade. O mesmo acontece com investimentos em faixas exclusivas para ciclistas, as ciclovias. Chega a ser ridículo e vergonhoso, uma cidade como São Paulo, com apenas 49 km de cilcofaixas. Mais ridículo ainda, foi ouvir do prefeito que  não existe a necessidade de se investir em ciclovias pois os cidadãos, no caso ciclistas e motoristas de veículos automotores, podem conviver em harmonia e segurança nas ruas de São Paulo. Uma parcela da população já acordou para o problema e vem atuando no sentido de chamar a atenção da população para a necessidade de investimentos com criação de ciclovias na cidade. Entretanto, a repercussão ainda não atingiu uma massa crítica, pois os manifestantes são boicotados pela grande imprensa, que também se alimenta de favores das montadoras de automóveis, bloqueando informações úteis. Assim sendo, é de extrema importância a participação de todos nos protestos agendados, exigindo segurança para os cilcistas. Mais ainda, incluir na agenda das eleições municipais, o compromisso dos candidatos com os investimentos em ciclovias.Por cidades mais limpas , saudáveis e inteligentes.

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